terça-feira, 29 de abril de 2008

sono em dó maior e avante!

Ai, que sono de existir agora
Por essas horas todas passadas
E minutos infinitos e repentinos
Quisera eu já ter vivido tudo
O quanto é possível ter vivido

Dói-me o calo da existência
Ter de proferir cumprimentos
E teses sobre os vizinhos
E ter de dar bom dia, e boa tarde
E fingir empolgação
Em um assunto de política

Ser vanguarda na poesia
Ser ativista das minorias
Ser o bom-homem cristão
Ser o tipo padrão

Ai, que ainda durmo em praça
Ao sol do meio dia
Sem sentir remorso!
Sem pensar que é covardia!

Não me praz a hora certa
Nem o tempo confortável
Nem a chuva, nem as estrelas
Nem a solidão do meu quarto
Tudo está instituído e dado
Desde do nascer do sol
Até os ares da madrugada

Desde que foi feito o mundo
E os deuses todos o abandonaram
Pouco ou quase nada
Resta de novidade
Nem mais a nostalgia
Parece ser adequada
E de pensar que ainda existo
E que tenho de proferir palavras
Dá-me um sono destemido
Pesam-me as pálpebras
E adormeço repentino
Nos braços da fatalidade

Nenhum comentário: